Solicite uma Cotação

...

Abra um Chamado de Suporte

...

Formulário de Contato

...
Contato Rápido

Artigos

Administração Remota

Serviços de Administração Remota  VHPC-SAR

Na Versatus nós reconhecemos que nem todos os nossos clientes têm recursos dedicados ou as habilidades necessárias para manter os altos níveis de gerenciamento de clusters necessários para atender as suas comunidades de usuários.
    Para esses clientes, os Serviços de Administração Remota (SAR) fornecem um serviço de administração de cluster seguro e profissional, desenhado para melhorar de um modo geral a experiencia de se manter um cluster privado, através do alivio do peso e custo de se internalizar a operação.
    Através dos serviços de administração remota, os especialistas da Versatus são capazes de gerenciar cada aspecto do seu cluster. Nós podemos assegurar um processo de gerenciamento de alta qualidade que irá não só garantir operação efetiva no dia a dia, como otimizar o desempenho do seu cluster e minimizar o downtime para os usuários.
    Os nossos serviços de administração remota estão disponíveis em pacotes modulares que são desenhados para serem simples de implementar e fácil de se acoplarem e escalarem dependendo das suas necessidades específicas.
    As informações abaixo oferecem uma visão geral dos pacotes SAR oferecidos. Os detalhes variam, então para uma descrição detalhada da cobertura de cada pacote ou a customização da solução para as suas próprias necessidades, nós recomendamos uma conversa direta e sem compromisso com o nosso time de serviços.


 

VHPC-SAR-REPO

is a technical and scientific software repository based on RPM Package Manager. The VHPC-REPO system enables a collection of fine tuned and extensive tested softwares to be installed, upgraded, configured, and removed of an HPC cluster in an easy and consistent manner, including the ability of automation. VHPC-REPO maintains a database with rich information about softwares and files to prevent software mismatches or missing prerequisites.

This whole platform ensures tight, strong, easy and clean integration among all the pieces present in a sophisticated environment such as a cluster turning it into a very uncomplicated easy-to-use tool for researchers, thus revealing a greatest user experience.

Users and administrators will never ever need to configure or compile any technical/scientific software or library.


 

VHPC-SAR-HWCARE
    Serviço de manutenção de hardware com reposição de peças On-site em vários níveis de SLA para todo o Brasil. Este serviço está disponível para equipamentos Versatus e também de outros fabricantes sob análise.


 

VHPC-SAR-WARMUP - Ativação Rápida de Sistemas

 Este pacote de serviços coloca na direção do seu novo cluster uma equipe técnica altamente qualificada durante a fase mais difícil da operação do seu equipamento: A ativação. Durante dois meses seus usuários e equipe técnica terão à disposição um time com total experiência em ambientes computacionais complexos. A equipe da Versatus garantirá que o seu tempo para computar seja reduzido ao mínimo, fazendo as configurações iniciais das contas de usuários,  sistema de filas, módulos de ambiente e aplicações científicas. Além disso, seus usuários terão um canal de suporte customizado para que eles tirem todas as suas dúvidas até que se habituem com a operação do novo sistema.


 

VHPC-SAR-BASE - Administração Remota de Sistemas - Básico
    Esse é o pacote de serviços de entrada que é utilizado como base para o monitoramento e administração. Através de um acesso remoto seguro este pacote é usado para executar checagem básica de estado do cluster, como operação das máquinas, sistemas de interconexão, armazenamento e enfileiramento de jobs. O monitoramento é feito 24/7 e todas as anotações relevantes a respeito de correções, mudanças, e atualizações são documentadas e compartilhadas através de um "logbook".


 

VHPC-SAR-CONNECT - Serviço de Conexão Alternativa
    Secure Shell (SSH) é o protocolo padrão para acesso aos clusters. SSH é simples de implementar e pode ser facilmente desabilitado quando não mais necessário. O Pacote VHPC-SAR-CONNECT é um pacote de serviço opcional que pode ser adicionado para acomodar outros tipos de conexão fora deste padrão. Ambientes suportados incluem a maioria dos IPSec, compatível com OpenVPN, Cisco Anyconnect e TeamViewer.


 

VHPC-SAR-ACCOUNTS - Gerenciamento de Contas de Usuários
    A administração de contas de usuários é feita através do pacote VHPCP-SAR-ACCOUNTS. Cada pacote permite a criação, alteração e remoção de até 15 contas de usuários e inclui suporte para os principais protocolos de autenticação Linux: passwd, NIS, LDAP. Pacotes VHPC-SAR-ACCOUNTS adicionais podem ser incluídos para escalar o suporte para grandes comunidades de usuários. VHPC-SAR-ACCOUNTS também é um requerimento para adicionar o pacote de help-desk completo para usuários usando o pacote VHPC-SAR-HELPDESK.


 

VHPC-SAR-HELPDESK - Suporte a Usuários Finais
    Para instituições que necessitem um nível abrangente de suporte a usuários finais nós recomendamos a adição do pacote VHPC-SAR-HELPDESK. Este pacote provê suporte de primeiro e segundo níveis para os usuários. Também oferece acesso a uma gama valorosa de informações e acesso ao nosso fórum através do portal online de serviços da Versatus. Antes que se possa usar este pacote, as contas dos usuários precisam estar gerenciadas pelo pacote VHPC-SAR-ACCOUNTS, e uma vez em uso, até 15 contas de usuários podem ser suportadas por cada pacote VHPC-SAR-HELPDESK. Pacotes VHPC-SAR-ACCOUNTS e VHPC-SAR-HELPDESK adicionais podem ser somados para suportar grandes comunidades de usuários. Ambos os pacotes são pacotes de serviço personalizados para cada cliente. Entre em contato conosco para discutir as suas necessidades.


 

VHPC-SAR-ENVIRONMENT - Monitoramento de Ambiente
    Este pacote de serviço provê gerenciamento de ambiente administrado remotamente. Rodando em adição ao pacote VHPS-SAR-BASE, esta opção permite que a Versatus monitore diversas métricas de ambiente para diagnosticar e endereçar qualquer evento disparado por violação de limites pré-definidos. Monitoramentos típicos são sensores on-board, sistemas IPMI, kits de monitoramento APC, sensores externos e sistemas de refrigeração a água. Este serviço oferece processos de desligamento correto e de emergência, e pode ser otimizado para hardware específico e níveis de eficiência energética.


 

VHPC-SAR-REPORT - Relatórios Completos de Monitoramento
    Como um serviço de adição ao monitoramento padrão oferecido pelo pacote VHPC-SAR-BASE, este serviço oferece monitoramento e relatórios completos da infraestrutura do cluster. Inclui relatório agregado mensal de todos os eventos e e-mails de alerta para eventos selecionados. Embora não seja indispensável, é recomendado que seja associado ao pacote VHPC-SAR-SECURITY, que adiciona auditoria e relatório de segurança.


 

VHPC-SAR-NETWORK - Gerenciamento de redes
    Este pacote de serviços provê gerenciamento, suporte e manutenção de sistemas de rede  ligados à infraestrutura do cluster. Ações típicas incluem a criação e gerenciamento de STP, MLT, VLAN, bonding, trunking e empilhamento de componentes. Cada pacote VHPC-SAR-NETWORK provê serviço para um sistema de rede suportado e pode ser facilmente escalado para sistemas complexos ou de múltiplas redes. Suporte para todos os tipos de rede padrão do mercado estão disponível, incluindo equipamentos Avaya, Foundry, Cisco, Dell, Nortel, Mellanox, Flextronics e Qlogic.


 

VHPC-SAR-FAILOVERRedundância de servidores

    Este pacote de serviços provê gerenciamento de redundância e atualizações de segurança para head-nodes, storages e/ou front-ends redundantes. Cada pacote VHPC-SAR-FAILOVER provê serviço para um único sistema de failover. o pacote VHPC-SAR-FAILOVER pode ser estendido para sistemas de arquivos paralelos com a adição do pacote VHPC-SAR-PFILESYSTEM.


 

VHPC-SAR-PFILESYSTEMGerenciamento de sistemas de arquivos paralelos

    Este pacote de serviços provê manutenção, tuning, suporte, atualizações de segurança, reconstrução/recuperação para todos os sistemas de arquivos paralelos padrões. Sistemas tipicamente suportados incluem GPFS, LustreFS, GlusterFS e ZFS. Cada pacote VHPC-SAR-PFILESYSTEM provê serviço remoto para um sistema de arquivos e pode ser escalado de acordo com a necessidade  com a adição de pacotes complementares. O pacote VHPC-SAR-PFILESYSTEM pode ser usado em conjunto com o VHPC-SAR-FAILOVER para oferecer suporte a redundância de sistemas de arquivos paralelo.


 

VHPC-SAR-APPLICATIONSGerenciamento de aplicações cientificas

Este pacote de serviços oferece a administração remota para ferramentas e softwares de terceiros, como filas/agendadores e aplicações de usuários finais. O serviço varia de acordo com as necessidades individuais, mas ações típicas incluem instalações otimizadas, integração de aplicações ao ambiente de HPC, atualizações, correção de bugs para até 10 aplicações.


  

VHPC-SAR-QUEUESYSTEM – Gerenciamento de filas
    Este pacote de serviços oferece administração de sistema de filas para uma combinação de um sistema de gerenciamento de carga e um de sistema de agendamento. Sistemas suportados incluem GridEngine, Torque, PBSPro, SLURM, MOAB, Maui, LSF e OpenLava, e o serviço inclui a configuração e  gerenciamento do ambiente paralelo, scripts de exemplo e instruções para usuários finais. Serviços excluídos, como atualização de versão maior ou substituição do sistema de filas podem ser contemplados estendendo o serviço com créditos pré-pagos(VHPC-CREDITS).


 

VHPC-SAR-SECURITY - Auditoria e relatório de segurança
    o pacote VHPC-SAR-SECURITY oferece tranquilidade através de auditoria regular de segurança do sistema em execução no cluster. As ações incluem teste de vulnerabilidades conhecidas, escaneamento de intrusão e malwares, definição e acordo de processo de lockdown seguro, relatórios e, quando possível, limpeza de sistemas comprometidos.


 

VHPC-SAR-BACKUP - Gerenciamento de backup e restauração de dados
    Para segurança adicional do sistema, especificamente para alta disponibilidade/integridade de dados, nós recomendamos a adição do pacote VHPC-SAR-BACKUP. Em adição ao snapshot padrão de fábrica, este serviço prevê uma checagem periódica dos dados, e a criação e acesso de backups incrementais para o sistema operacional, software de gerenciamento, aplicações dos usuários e arquivos de configuração.


 

VHPC-SAR-GPPU – Adição de funcionalidades CUDA/OpenCL/MIC
    VHPC-SAR-GPPU é o pacote que adiciona o gerenciamento dos recursos GPGPU ao sistema de filas, a manutenção e atualização de drivers para um dos fabricantes Nvidia, ATI ou Intel e um kit de ferramentas de desenvolvimento e bibliotecas CUDA ou OpenCL, além da compilação adicional para a plataforma coberta dos códigos científicos suportados pelo pacote VHPC-SAR-APPLICATIONS.